O Clube Europeu do AEG1 em visita de estudo a Bruxelas

O Clube Europeu do AEG1 realizou, de 15 a 17 de março, uma visita de estudo a Bruxelas com o principal objetivo de proporcionar a estes jovens um contacto real com as instituições europeias e, desta forma, alargarem os seus conhecimentos relativos à UE e desenvolverem competências associadas à área de estudo.

No primeiro dia em Bruxelas, passámos a tarde na Comissão Europeia, onde tivemos uma sessão dinamizada por Irina Tanasescu, Assistente na UE, e a Filipa, uma jovem portuguesa funcionária da UE. Nesta sessão, as apresentadoras conversaram com os jovens, informando sobre a organização e funções desta instituição, a sua relação com o Parlamento, com o Conselho Europeu e com os países pertencentes a esta União. O orçamento, as receitas e o investimento nos países foram outros temas abordados, levando a uma melhor compreensão da importância de UE na nossa vida.

No segundo dia em Bruxelas, saímos de manhã cedinho para a Casa da História Europeia, onde recebemos um kit de atividades, que nos orientaram na visita, e onde adquirimos uma perspetiva global e integrada da história da Europa e da UE. Documentos históricos, como livros, desenhos, gravuras, filmes, pinturas, máquinas, entre outros são meios de transmitir conhecimento. Da parte da tarde, depois de termos tirado umas fotos no jardim do Cinquentenário, visitámos o Planetarium. Aqui, além de adquirirmos conhecimento de forma muito interativa, tivemos a oportunidade de participar em votações e responder a questionários, comparando as nossas respostas com as de outras pessoas visitantes e os resultados das votações dos Eurodeputados. Além disso, deixamos lá as nossas opiniões sobre diversos assuntos analisados e votados no Parlamento Europeu.

No último dia, fomos ao Atomium, fizemos um périplo pela cidade e visitámos o Museu Magritte, museu de Bruxelas, onde predomina o estilo de arte surrealista do pintor.

Passaram-se três dias preenchidos com muitas atividades e oportunidades de desenvolver competências importantes para a vida destes alunos, que os tornarão pessoas autónomas e responsáveis e cidadãos ativos.

Etelvira Figueiredo